Hoje, o campeonato de Formula E estreou-se nas ruas de
Pequim e já começou a trazer momentos espectaculares como mostra o vídeo
abaixo de um acidente entre Nick Heidfeld e Nicolas Prost na última volta da corrida.
Prost liderava e aproximava-se de uma curva e deparou-se com Heidfeld à sua
esquerda pronto para ultrapassar, mas na altura em que Prost virou, já era
tarde demais e o confronto fez capotar o carro de Heidfield. Momentos
impressionantes para uma estreia de um campeonato.
A Formula E, para quem não sabe, é um campeonato organizado
pela FIA com muitas parecenças com os campeonatos de fórmula tradicionais, mas
com a diferença crucial de que os carros são 100% eléctricos. Estes carros têm
cerca de 880kg de peso em que 320kg são de baterias, que por sua vez conseguem
produzir uma potência máxima de 270 cavalos e 225kmh de velocidade máxima.
À primeira vista, parece ser relativamente pouco, mas não nos
podemos esquecer que um motor eléctrico consegue transmitir o binário máximo
mal se põe o pé no acelerador, o que faz com que estes carros formula E
consigam acelerar dos 0 aos 100kmh em apenas 3 segundos. Também é importante referir
que a potência máxima só é utilizada nos treinos e qualificações, pois durante
a corrida, os carros têm um modo especial intitulado de “Race mode
(power-saving mode)” que transmite apenas 202 cavalos.
Para além disto, foi inventado um sistema impressionante e
inteligente por parte da organização intitulado de FanBOOST que funciona da seguinte maneira: antes de qualquer
corrida, os fãs podem votar através do web site oficial, TV em directo e outros
sites sponsor nos seus pilotos favoritos, os 3 pilotos mais votados terão a
vantagem de possuírem um “power-boost” de 40 cavalos nos seus carros por 5
segundos. Esta nova competição vem mostrar-nos que a electricidade pode vir a ser,
muito possivelmente, o futuro no mundo automóvel, e a inclusão de
características como o FanBOOST dão uma interacção com o público muito saudável
para este desporto motorizado.
Apesar de não ser ainda um fã a 100% dos carros eléctricos,
tenho de admitir que a tecnologia eléctrica está a desenvolver-se a uma
velocidade impressionante, comparando com os anos anteriores, e decerto que
iremos ver mais evoluções nestes aspectos. Espero é que esta estreia do
campeonato de Formula E não seja só “fogo-de-vista” e se venha a tornar
desinteressante com o passar do tempo.
Cumprimentos e até breve!
Sem comentários:
Enviar um comentário