sábado, 13 de setembro de 2014

Acidente na ultima volta entre Prost e Heidfeld ! - Estreia da Formula E em Pequim

Hoje, o campeonato de Formula E estreou-se nas ruas de Pequim e já começou a trazer momentos espectaculares como mostra o vídeo abaixo de um acidente entre Nick Heidfeld e Nicolas Prost na última volta da corrida. Prost liderava e aproximava-se de uma curva e deparou-se com Heidfeld à sua esquerda pronto para ultrapassar, mas na altura em que Prost virou, já era tarde demais e o confronto fez capotar o carro de Heidfield. Momentos impressionantes para uma estreia de um campeonato.

A Formula E, para quem não sabe, é um campeonato organizado pela FIA com muitas parecenças com os campeonatos de fórmula tradicionais, mas com a diferença crucial de que os carros são 100% eléctricos. Estes carros têm cerca de 880kg de peso em que 320kg são de baterias, que por sua vez conseguem produzir uma potência máxima de 270 cavalos e 225kmh de velocidade máxima.

À primeira vista, parece ser relativamente pouco, mas não nos podemos esquecer que um motor eléctrico consegue transmitir o binário máximo mal se põe o pé no acelerador, o que faz com que estes carros formula E consigam acelerar dos 0 aos 100kmh em apenas 3 segundos. Também é importante referir que a potência máxima só é utilizada nos treinos e qualificações, pois durante a corrida, os carros têm um modo especial intitulado de “Race mode (power-saving mode)” que transmite apenas 202 cavalos.


Para além disto, foi inventado um sistema impressionante e inteligente por parte da organização intitulado de FanBOOST que funciona da seguinte maneira: antes de qualquer corrida, os fãs podem votar através do web site oficial, TV em directo e outros sites sponsor nos seus pilotos favoritos, os 3 pilotos mais votados terão a vantagem de possuírem um “power-boost” de 40 cavalos nos seus carros por 5 segundos. Esta nova competição vem mostrar-nos que a electricidade pode vir a ser, muito possivelmente, o futuro no mundo automóvel, e a inclusão de características como o FanBOOST dão uma interacção com o público muito saudável para este desporto motorizado.

Apesar de não ser ainda um fã a 100% dos carros eléctricos, tenho de admitir que a tecnologia eléctrica está a desenvolver-se a uma velocidade impressionante, comparando com os anos anteriores, e decerto que iremos ver mais evoluções nestes aspectos. Espero é que esta estreia do campeonato de Formula E não seja só “fogo-de-vista” e se venha a tornar desinteressante com o passar do tempo.


Cumprimentos e até breve!

Sem comentários:

Enviar um comentário