A Honda não conseguiu conter a excitação antes do final do
mês (Salão INTERMOT) e decidiu mostrar o design
final da nova VFR800X Crossrunner. Este modelo sofreu algumas alterações, tanto
internas como externas, e uma das mais significativas é o design frontal da mota que, na minha opinião, parece ter alguns
traços da Ducati Multistrada dando um uma ar mais “dual-purpose”. Não estou a dizer que lá por “ter um ar mais…” queira
dizer que está pronta para fazer aventuras na Tronqueira, duvido que
tenha total capacidade disso. Vejo este tipo de mota mais para pessoal que
gosta de fazer umas viagens mais compridas, com bagagem e pendura.
Em termos de especificações, a marca japonesa anunciou que
vai mexer no motor V4 de 90º contando com 105 cavalos de potência (mais 5 que o
modelo anterior) e mais binário em rotações médias, para dar um ritmo mais
relaxado e ao mesmo tempo maior aceleração, se necessário. A ciclística da nova
VFR também foi alterada, apresentando um sub-quadro em alumínio mais leve e
suspensão, tanto dianteira como traseira aumentada, 25mm á frente e 28mm atrás,
reforçando o look mais “aventureiro”.
A VFR800X também foi buscar ideias à irmã
mais velha, a VFR1200 Crosstourer, e agora vem com sistema de controlo de
binário (espécie de controlo de tracção) HSTC - Honda Selectable Torque Control – onde adapta o motor consoante as
condições de aderência ao piso. Ainda não foi anunciado qualquer tipo de
valores para o mercado, mas vaiam contando com preços a rondar os 11000€, para
mais e não para menos.
Em suma, gosto do novo design da mota em que acho que está mais
apelativa que o modelo anterior, que não desgosto de todo. O aumento de
potência, a meu ver, é sempre bem-vindo (em 99% dos casos) e quando for
justificado e faça sentido, ainda melhor. Apesar de parecer uma excelente mota,
e pressuponho que o venha a ser, não acho que ainda consiga competir com as BMW
GS em termos de adesão, pois não nos podemos esquecer que os modelos GS,
continuam a ser best-sellers no
mercado europeu, e acho que ainda falta um pouco para outras marcas chegarem ao
mesmo patamar.
Cumprimentos e até breve!
Sem comentários:
Enviar um comentário