quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Tesla anuncia o novo Model S P85D. Com 700 cavalos !!

A marca recentemente anunciou a nova versão do seu topo de gama, o Model S P85D. Desta vez com 700 cavalos de potência, totalmente eléctrico !

Esta versão melhorada do Model S, conta com 2 motores eléctricos, um na dianteira com 213 cavalos transmitidos ás rodas dianteiras e um na traseira debitando 477 cavalos ás rodas traseiras, fazendo um total de 700 cavalos de potência e 930nm de binário. Toda esta potência, propulsiona o Model S dos 0-100kmh em apenas 3.2 segundos e velocidade máxima  de 250kmh, tendo em conta que este novo modelo pesa 2230 kg, 132 kg a mais que o modelo anterior. Em termos de autonomia, aumentou, não significativamente, mas é sempre bom saber que pode-se andar mais 16km que o modelo anterior, fazendo um total estimado de 443 km de autonomia. Nada mau para um eléctrico deste porte. Para além destas características, a Tesla apresentou, também incorporado no carro, um sistema de monitorização e condução semi-automática, que permite mais controlo do que se passa á volta do carro, recorrendo a um conjunto de câmaras espalhadas por todo o carro, que dão uma visão de 360 graus, dando a possibilidade de o sistema controlar as travagens de emergência a 100%, sem recorrer a nenhum input do condutor.

Um carro surpreendente, e tecnologicamente muito superior a outros carros do mesmo género. Oxalá que a Tesla continue a evoluir ainda mais e a trazer-nos mais e melhores carros eléctricos, pois mesmo não sendo um grande fã de carros eléctricos, tenho que admitir que são, de facto, o futuro do mundo automóvel.

Cumprimentos e até breve !

P.S.: Desde já peço desculpa aos meus seguidores por não ter publicado nada estes últimos 5 dias, mas infelizmente tive outras prioridades que me fizeram abrandar um pouco o blog. Mas prometo dar o meu melhor para publicar o máximo possível como de costume. Espero que compreendam. Cumprimentos

quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Porsche 911 Carrera GTS chega ao mercado português !

A Porsche anunciou este mês a segunda geração do 911 GTS, desta vez com mais potência e mais gadgets. Este contará com as comuns versões descapotável e coupé, e também disponível a variante Carrera 4, com a condução ás 4 rodas. Este GTS irá iniciar-se no mercado português pelos 148 mil €. Ui que facada !

Esta segunda geração conta com um motor 6 cilindros planos com 3.8 litros debitando 430 cavalos de potência (nada de novo neste motor típico de um Porsche), onde posiciona o GTS directamente entre o 911 Carrera S e o topo de gama 911 GT3, isto sem contar com as versões Turbo, que são consideradas outra gama. Este motor vem ligado a uma caixa PDK de dupla embraiagem conseguindo propulsionar este bicho dos 0-100kmh em apenas 4 segundos e uma velocidade máxima de 300kmh, sem por nem tirar. Em termos de consumo, está anunciado que rondará uma média de 8.7 litros/100km, que comparando com os modelos anteriores já é uma boa evolução. Para não variar, este modelo conta com o pack Sport Chrono de origem, suspensão activa com possibilidade de rebaixamento até 10mm, sistema de escape desportivo em preto cromado, jantes de 20 polegadas preto mate e bancos desportivos exclusivos para este modelo.

Um carro que tem demonstrado ser uma boa alternativa para aqueles que não querem tanto um GT3, por ser mais agressivo e "focado" exclusivamente para condução desportiva, mas também não se contentam com o 911 Carrera ou até mesmo o Carrera S, e preferem algo com um nome mais "viril". Acredito que será um Porsche extremamente competente, como deverá ser, e o tradicional design do 911 deixa-me sempre babado, seja qual for o modelo. Há quem diga que o design já está demasiado "batido", mas a beleza de ser Porsche é mesmo isso, manter uma tradição que dá certo. Acredito que se esta combinação de design e engenharia não estivesse a resultar para a Porsche, eles muito provavelmente já a tinham descartado. A árvore que dá frutos bons, não se corta.

Cumprimentos e até breve !



segunda-feira, 6 de outubro de 2014

Primeiro Lamborghini hibrido no Salão de Paris !


A marca italiana finalmente apresentou, no Salão de Paris, a resposta à concorrência como o LaFerrari, Porsche 918 e McLaren P1. Apresento-vos o Lamborghini Asterion LP910-4 "concept".

Como já podem ter adivinhado, este modelo "concept" apresentado pela Lamborghini não vai ser muito diferente do que a concorrência está a oferecer. Estamos a falar de um carro com um motor V10 de 5.2 litros a gasolina com 610 cavalos de potência, e 3 motores eléctricos produzindo um total de 300 cavalos de potência,
isto tudo junto vem a dar os 910 cavalos. Com esta configuração, o carro é capaz de consumir 4.2 litros/100km  em modo hibrido, produzindo 98g/km de CO2, com uma autonomia 100% eléctrica de 50km. O design também foi motivo de conversa, pois como podem ver nas imagens, tem um aspecto "menos radical" que o comum mas com mais delicadeza e simplicidade a meu ver. Até em certos ângulos, parece que tem alguns traços do Miura, mas isto sou eu a falar. Para já, ainda não existem planos para a produção deste modelo.

Acho o carro fantástico e decerto que irá ser muito desejado, mas não senti o mesmo espanto que
senti quando se anunciou alguns carros deste género, como o Mclaren P1 ou o Porsche 918, que digo desde já que são para mim os mais impressionantes e que, a meu ver, levaram este conceito de "Hiper-carro híbrido" um passo à frente. Já era algo que se esperava, de certa forma, pela Lamborghini, pois se até a Ferrari (que dizem que é uma das marcas mais "puristas") fez um híbrido, eles também tinham que fazer para não ficarem atrás. Não estou dizendo com isto que o carro não é bom, acredito que será uma maquina infernal e capaz de levar
qualquer pessoa ao pináculo de adrenalina, mas como se costuma dizer: "não é nada de novo".

Cumprimentos e até breve !

quinta-feira, 2 de outubro de 2014

Kawasaki Ninja H2R ! o "impossível" está a acontecer

Finalmente a Kawasaki apresentou-nos uma das motas mais antecipadas de sempre, a H2R. Pelo que foi dito pela marca, esta versão R não vai ser a versão final mas sim uma edição especial exclusivamente para uso em pista, mas ao menos temos alguma ideia de que tipo de componentes e design geral vai ser a H2, depois desses meses todos a ver "teasers", já não era sem tempo.

Mas a grande revelação é sem duvida, o motor. Um 4 cilindros com 998cc e equipado com um compressor volumétrico - a que os americanos chamam de "Supercharger" - capaz de dar a esta mota uma potência astronómica de 297 cavalos ! Sim, ouviram bem, quase 300 cavalos espetados numa mota. E para estabilizar toda esta potência, a marca até implementou uma espécie de "flaps" nas laterais para estabilidade em altas velocidades. Impressionante, de facto.

Muitos podem estar a dizer que este tipo de potências não são estranhas nos dias de hoje, tendo em conta as várias motas com turbo que vemos no youtube, ou então a famosa Y2K da MTT Turbine Superbikes capaz de desenvolver 320 cavalos com um motor de um helicóptero. Sim é verdade, não é estranho, mas a grande diferença é que a Kawasaki está a dar-nos a potência de uma Y2K a gasolina convencional, com a agilidade de uma ZX10R, e ainda levas uma garantia de stand e todo o suporte técnico que a marca te consegue dar. Coisa que é impossível ser alcançada pela Y2K ou outras motas "artesanalmente" modificadas.

Agora é esperar pelo Salão de Milão, e ver se de uma vez por todas, esta H2 vai sair do casulo. E agora para vocês, o video oficial do lançamento da H2R.


Cumprimentos e até breve !